terça-feira, 10 de novembro de 2015

Lúdico na literatura infantil

O  lúdico na literatura infantil.
           Embora saibamos que as  transformações na forma de transmitir o conhecimento chegam às instituições educacionais de várias maneiras, o que antes era monótono, hoje pode ser  divertido e envolvente. Apesar das enormes variedades tecnológicas e materiais didáticos disponíveis, as atividades lúdicas continuam sendo uma ótima opção para o ensino infantil.
Brincar esta presente em todo o desenvolvimento da criança, da modalidade de seu comportamento biológico, psicológico, afetivo, histórico e sociocultural.
           Tem se por objetivo através deste projeto  abordar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Como  a literatura pode ensina a liberdade, a constituição da subjetividade, possibilitando a troca de conhecimento como leitor-ouvinte dos inúmeros gêneros literários, podendo perceber a língua escrita, decifrar as sílabas e frases. 
 
Desenvolvimento do projeto para ser realizado com a turma do Pré II.

          No primeiro momento, será realizada uma interação entre  aluno/professor sobre quem  foi Monteiro Lobato e sua importância para o avanço na literatura infantil, enfatizando o folclore brasileiro e seus personagens, através de apresentação de slides. Posteriormente solicitar aos alunos que tragam travesseiro (almofada), lençol ou tapete, algo para que possam deitar  ou sentar no chão confortavelmente.
         No momento seguinte, os alunos serão convidados a deitar-se ou sentarem-se no chão da própria sala de aula, e ao som ambiente de música instrumental,  as crianças serão orientados a fazer silêncio e fecharem os olhos.
          Induzi-los  a imaginar  que estão em um sítio ou  fazenda, com animais, o balançar das árvores, o canto de pássaros, o barulho de queda d’agua, o cheiro das flores, sentir a relva, e assim então contar-lhes a história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com auxilio de alguns instrumentos sonoros que auxiliam contação de histórias {pandeiro oceânico(é uma instrumento que emita o sons das ondas do mar) e pau de chuva ( é um instrumento que emita o barulho da chuva seja forte ou fraca)}. Após  da contação da história será realizado uma socialização aluno/aluno, aluno/professor onde serão questionados verbalmente podendo assim expor seus pensamentos.
          No dia subsequente, os alunos serão incentivados a criar e narrar   uma  historia fictícia referente ao tema trabalhado.
           No dia seguinte, será solicitado aos alunos que ilustrem os personagens do folclore brasileiro representado na história do Sítio do pica-pau amarelo, podendo tirar suas dúvidas, relacionando aos personagens do folclore, no mesmo instante em que  criam suas ilustrações serão avaliados.
        E para finalizar, levar os alunos em uma visita guiada  na biblioteca pública,  o cantinho infantil ( um lugar destinado às crianças com vários tipos de livros, com jogos pedagógicos, brinquedos, onde as crianças podem estar interagindo umas com as outras), onde será ministrada uma palestra, com o intuito de apresentar a eles o espaço,  seu acervo principalmente as obras disponíveis de Monteiro Lobato, 

Avaliação
A avaliação será de forma oral, podendo assim analisar  a dinâmica  feita, perguntando e compartilhando os  sentimentos e aprendizado de cada um. Qual a sensação sentida por eles ao ouvir uma história com os olhos fechados? Como a ilustração foi realizada? Como foi a participação e envolvimento das crianças? O que o trabalho trouxe de novo para o grupo? Como contribuiu para o ensino aprendizagem? Se o trabalho realizado atingiu seu  proposito no crescimento cultural do folclore brasileiro?


     

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