O lúdico na literatura infantil.
Embora saibamos que as transformações na forma de transmitir o
conhecimento chegam às instituições educacionais de várias maneiras, o que
antes era monótono, hoje pode ser
divertido e envolvente. Apesar das enormes variedades tecnológicas e materiais
didáticos disponíveis, as atividades lúdicas continuam sendo uma ótima opção
para o ensino infantil.
Brincar
esta presente em todo o desenvolvimento da criança, da modalidade de seu
comportamento biológico, psicológico, afetivo, histórico e sociocultural.
Tem se por objetivo através
deste projeto abordar a importância da
literatura infantil para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Como a literatura pode ensina a liberdade, a constituição da subjetividade,
possibilitando a troca de conhecimento como leitor-ouvinte dos inúmeros gêneros
literários, podendo perceber a língua escrita, decifrar as sílabas e
frases.
Desenvolvimento do projeto para ser realizado
com a turma do Pré II.
No primeiro momento, será
realizada uma interação entre
aluno/professor sobre quem foi
Monteiro Lobato e sua importância para o avanço na literatura infantil,
enfatizando o folclore brasileiro e seus personagens, através de apresentação
de slides. Posteriormente solicitar aos alunos que tragam travesseiro
(almofada), lençol ou tapete, algo para que possam deitar ou sentar no chão confortavelmente.
No momento seguinte, os alunos serão
convidados a deitar-se ou sentarem-se no chão da própria sala de aula, e ao som
ambiente de música instrumental, as
crianças serão orientados a fazer silêncio e fecharem os olhos.
Induzi-los a imaginar
que estão em um sítio ou fazenda,
com animais, o balançar das árvores, o canto de pássaros, o barulho de queda
d’agua, o cheiro das flores, sentir a relva, e assim então contar-lhes a
história do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com auxilio de alguns instrumentos
sonoros que auxiliam contação de histórias {pandeiro oceânico(é uma instrumento
que emita o sons das ondas do mar) e pau de chuva ( é um instrumento que emita
o barulho da chuva seja forte ou fraca)}. Após
da contação da história será realizado uma socialização aluno/aluno,
aluno/professor onde serão questionados verbalmente podendo assim expor seus
pensamentos.
No dia subsequente, os alunos serão
incentivados a criar e narrar uma historia fictícia referente ao tema
trabalhado.
No dia seguinte, será solicitado aos
alunos que ilustrem os personagens do folclore brasileiro representado na
história do Sítio do pica-pau amarelo, podendo tirar suas dúvidas, relacionando
aos personagens do folclore, no mesmo instante em que criam suas ilustrações serão avaliados.
E para finalizar, levar os alunos em
uma visita guiada na biblioteca pública, o cantinho infantil ( um lugar destinado às crianças com vários tipos de livros, com jogos pedagógicos, brinquedos, onde as crianças podem estar interagindo umas com as outras), onde será ministrada uma palestra, com o intuito de apresentar a eles o
espaço, seu acervo principalmente as
obras disponíveis de Monteiro Lobato,
Avaliação
A
avaliação será de forma oral, podendo assim analisar a dinâmica
feita, perguntando e compartilhando os
sentimentos e aprendizado de cada um. Qual a sensação sentida por eles
ao ouvir uma história com os olhos fechados? Como a ilustração foi realizada?
Como foi a participação e envolvimento das crianças? O que o trabalho trouxe de
novo para o grupo? Como contribuiu para o ensino aprendizagem? Se o trabalho
realizado atingiu seu proposito no crescimento
cultural do folclore brasileiro?
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